O Capitalismo Consciente como movimento para humanizar a cultura organizacional

Autores

  • Ana Flávia Ibiapina de Patrício Ribeiro Leitão Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Tiago Jessé Souza de Lima Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8840-4285

DOI:

https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.14210

Palavras-chave:

Capitalismo Consciente, Empresas Humanizadas, Valores, Consciência Organizacional

Resumo

O Capitalismo Consciente (CC) é um movimento global que incentiva o gerenciamento de negócios de forma responsável social e ambientalmente. Trata-se de uma corrente que ganha força devido ao crescimento de problemas causados pelo capitalismo tradicional. Por meio da aplicação de questionários e entrevistas, buscou-se verificar o quanto dirigentes de empresas cearenses estão receptivos a adotar práticas do CC. A maioria dos líderes apresenta valores menos elevados de consciência e uma maior distância de práticas conectadas ao Capitalismo Consciente. No entanto, a pandemia do coronavírus acelerou a abertura para humanização nas corporações, representando um cenário de fortalecimento para uma maior aproximação de práticas organizacionais mais conectadas aos princípios propostos pelo CC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Ibiapina de Patrício Ribeiro Leitão, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestranda em Administração pela Universidade de Fortaleza, possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2014). Especialização em Gestão de Pessoas pela Faculdade Getúlio Vargas (2016). Tem experiência na área de Psicologia Organizacional, Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Organizacional; Recrutamento e Seleção; Capacitação e Desenvolvimento; Orientação de Carreira e Coaching de Liderança.

Tiago Jessé Souza de Lima, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Possui doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, com estágio de doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal). É Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) na Universidade de Brasília (UnB) e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurociência Social e Afetiva (INCT SANI). É coordenador do Laboratório de Pesquisas em Mudanças Sociais - Social Change Lab - na Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

26-12-2022

Como Citar

Leitão, A. F. I. de P. R., & Lima, T. J. S. de. (2022). O Capitalismo Consciente como movimento para humanizar a cultura organizacional. Gestão Executiva, 1(3), 13–17. https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.14210

Edição

Seção

Artigos