Ideologia: aspecto fundamental no valor da marca de jornais junto aos consumidores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.13827

Palavras-chave:

Marca. Jornal. Valor da marca. Gestão da marca.

Resumo

A busca pelo fortalecimento da marca é estratégia essencial para a sobrevivência dos jornais, que lutam para se destacar com a venda de notícias e reportagens em meio à torrente de conteúdos oferecida ao público. Procura-se, por meio da análise estatística das respostas de 216 questionários, identificar os determinantes de conteúdo que geram impacto positivo no Customer Based Brand Equity (CBBE), ou Valor de Marca Baseado no Consumidor, de jornais brasileiros. Dentre as variáveis apresentação, localização, entretenimento e ideologia, apenas a última influencia de forma relevante o CBBE dos veículos analisados.

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Biografia do Autor

Valerya Abreu Gonçalves Borges, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); especialista em Publicidade e Propaganda (UNIFOR); MBA em Marketing de Serviços (FEA-SP); especialista em Comunicação Corporativa (Syracuse University); em Branding (IE Business School) e em Filosofia e Autoconhecimento (PUCRS). Já atuou como executiva com passagem por organizações de diversos portes e segmentos, tais como: bebidas; mídia; construção civil; ensino superior e siderurgia. Possui formação como Leader Coach (Sociedade Latino-Americana de Coach) e em Psicanálise Clínica (Instituto Brasileiro de Psicanálise). Atua como docente em cursos de graduação, MBA e especialização, bem como consultora de comunicação marketing prestando serviço para empresas privadas, setor público (incluindo execução de contratos com recurso internacional) e terceiro setor.

José Sarto Freire Castelo, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Concluiu estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, na área de Cidade Digital Estratégica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Doutoramento em Gestão com ênfase na área de Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Atuou como Assessor da Diretoria da Confecções Guararapes S.A., Gerente Comercial da Quimindústria S.A. (Hidracor) e também como Coordenador do Curso de Administração da Universidade de Fortaleza. Atualmente é Professor Adjunto VI, leciona as disciplinas de Marketing Estratégico no Mestrado Profissional de Administração (MPA), Gestão Estratégica de Marcas (Branding) e Marketing Estratégico no Programa de Pós-Graduação
em Administração (PPGA) inserido na linha de pesquisa Operações e Mercado.

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Borges, V. A. G., & Castelo, J. S. F. (2022). Ideologia: aspecto fundamental no valor da marca de jornais junto aos consumidores. Gestão Executiva, 1(1), 17–21. https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.13827

Edição

Seção

Artigos