Como stakeholders de empresas do segmento de tintas imobiliárias percebem as práticas relacionadas à sustentabilidade preconizadas pelo modelo Triple Botton Line

Autores

  • Francisco Carlos Pimentel de Sousa Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Danielle Batista Coimbra Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil https://orcid.org/0009-0009-9372-5310

DOI:

https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.13788

Palavras-chave:

Indústria de Tintas, Sustentabilidade, Stakeholders, Gerenciamento de resíduos

Resumo

Durante a fabricação de seus produtos, a indústria de tintas imobiliárias produz diversos tipos de resíduos sólidos danosos ao meio ambiente. Diante da crescente preocupação quanto à redução dos impactos ambientais causados por esse segmento, a pesquisa analisou a situação do setor no estado do Ceará e propôs um modelo de mensuração de sustentabilidade baseado na percepção de diversos stakeholders à luz do modelo Triple Botton Line (TBL), proposto por John Elkington em 2001.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Pimentel de Sousa, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Federal do Estado do Ceará (UFC-CE), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Participações em encontros internacionais: 10th Clinton Global Initiative na Northeastern University em Boston e, Conflict Resolution and Leadership na Columbia University em Nova Iorque, nos EUA. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador de Compras na Solar Coca-Cola. Já exerceu atividades estratégicas na área de compras e suprimentos em empresas de bens e consumo em um dos maiores grupos empresariais brasileiros. Possui larga experiência em Gestão de suprimentos e compras com foco em resultados. Especialista em negociação comercial em matérias-primas, no mercado de commodities, serviços, máquinas e equipamentos.

Danielle Batista Coimbra, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduada em Administração de Empresas, Especialista em Comércio Exterior e Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Possui título de Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e MBA em Administração Acadêmica e Universitária pela Carta Consulta. Atualmente ocupa o cargo de Diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) na Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Atuou na coordenação do núcleo de pesquisa do Centro de Ciências Administrativas; na coordenação do curso de bacharelado em Administração e também na coordenação de cursos de Pós Graduação Lato Sensu (MBAs) na UNIFOR para setores específicos, como o Elétrico, tendo conduzido turmas In Company para o Grupo ENEL. Atua como docente no MPA - Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Fortaleza.

Downloads

Publicado

01-06-2022

Como Citar

Sousa, F. C. P. de, & Coimbra, D. B. (2022). Como stakeholders de empresas do segmento de tintas imobiliárias percebem as práticas relacionadas à sustentabilidade preconizadas pelo modelo Triple Botton Line. Gestão Executiva, 1(1), 6–11. https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.13788

Edição

Seção

Artigos