Instruções aos autores

Submissão online.
O autor deve se cadastrar na plataforma do SEER/OJS a partir do Portal de Revistas Eletrônicas da Universidade de Fortaleza (www.unifor.br/ojs), optando pela opção AUTOR. Em caso de dúvida na utilização do sistema, poderá solicitar ajuda, enviando mensagem eletrônica para o e-mail do periódico (revistapensar@unifor.br).

No cadastro do artigo tem a obrigação de informar:
A instituição a qual o autor está afiliado, indicando a cidade, o Estado e o pais correspondente.
A maior titulação do autor
Outros dados que entender necessários para a sua identificação profissional e afiliação institucional.
A agência/instituição de fomento e identificação do projeto (título e equipe), se o texto constituir-se como um dos resultados de um projeto de pesquisa financiado.
Parecer do comitê de ética, na hipótese de o artigo demandar essa necessidade, informando o protocolo de aprovação e o respectivo parecer.

Idiomas: serão aceitos artigos redigidos em português, inglês, espanhol, francês ou italiano. Recomenda-se que o texto seja previamente submetido a um revisor profissional para garantir a adequação do uso da língua na qual foi escrito.
Sobre a responsabilidade do conteúdo do artigo: O autor é responsável pela veracidade dos dados e pelo conteúdo do trabalho submetido e/ou publicado. O Conselho Editorial da Pensar - Revista de Ciência Jurídica e os editores não se responsabilizam pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores.

Sobre os direitos autorais: É permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados à Fundação Edson Queiroz – Unifor. A revista utiliza a licença Creative Commons vs 3.0, com as condições “atribuição não comercial” e “não adaptada” (CC BY-NC 3.0).

Diretrizes gerais:

- Os trabalhos devem ser submetidos em formato Word 97 ou superior (padrão DOC).
- O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências bibliográficas, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seguindo ainda as instruções a seguir:

> Título em português (e na língua original do artigo, para os textos escritos em língua estrangeira) e em inglês;
> O título em português deve estar escrito sem negrito, centralizado e em letras caixa-alta. O título em inglês e/ou na língua original do texto deve estar abaixo do título em português, em itálico, centralizado, em letra caixa-alta.
> Resumo e palavras-chave em português e em inglês (e na língua original do artigo). Cada resumo deve conter no máximo 250 palavras, devendo ser evitadas as abreviaturas. O resumo em língua estrangeira deve ser uma versão fiel do resumo em português, assim como as palavras-chave em língua estrangeira. Ao final de cada resumo devem constar 03 a 06 descritores ou palavras-chave para indexação, separados por ponto.
> Texto (contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, mesmo que os tópicos recebam designações diferentes). A estruturação do texto deve se adequar às exigências de um trabalho científico, contendo introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.
> Referências, alinhadas à esquerda.
> Anexos (opcionais).
> Formatação:

Espaços
- entrelinhas 1,5;
- entre parágrafos 0 pts;
- entre título e texto – uma linha (um enter);
- entrelinhas das notas de rodapé 1,0;
- entrelinhas da citação longa 1,0;
- entrelinhas de uma mesma referência 1,0;
- entre uma referência e outra 6 pts;
- entre o texto e a citação longa 6 pts;
- Iniciar parágrafo com 1,0 cm na régua do Word;
- Citação longa (mais de 3 linhas) deve ser colocada com 4,0 cm de recuo em relação à margem esquerda (3,0 cm a mais da margem do parágrafo).

Fonte
- Times New Roman
- Resumo 10
- Texto 12
- Citação longa 10
- Nota de rodapé 10

Títulos
- Título do artigo 14 Caixa alta - sem negrito
- Títulos das partes do artigo - 12 Caixa alta negrito
- Subtítulos 12 Caixa alta itálico
- Sub-subtítulos 12 Caixa alta normal

Referências
- Fonte tamanho 12 (destaque para títulos das obras em negrito)

Margens
- esquerda: 3,0 cm
- direita: 2,0 cm
- superior: 3,0 cm
- inferior: 2,0 cm

Outras informações importantes sobre a estrutura do texto
1. Introdução: deve conter a justificativa e os objetivos do trabalho, ressaltando a relevância do tema investigado.
2. Desenvolvimento: a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico representativo na temática.
3. Conclusão: deve conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos. A repetição de argumentos ou aspectos já descritos em outras seções deve ser evitada.
4. Referências: relação das obras e fontes de pesquisa citadas no artigo conforme ABNT – NBR 6023/2002.
5. Os artigos e demais forma de produção devem ser inéditos, ter de 15 a 20 páginas e ser redigidos em português, inglês, espanhol, francês ou italiano.
6. As referências das citações diretas ou /e indiretas devem ser feitas no próprio texto. Ex.: Segundo Pietro Perlingieri (2007, p.50) ou após a citação. Ex.: (PERLINGIERI, 2007, p.50).
A submissão de trabalhos é gratuita e ocorre em fluxo contínuo, utilizando o Sistema de Editoração Eletrônica (SEER/OJS) customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Para a submissão, o autor deve se cadastrar na plataforma do SEER/OJS no Portal de Revistas Eletrônicas da Universidade de Fortaleza (http://periodicos.unifor.br/rpen). Em caso de dúvida na utilização do sistema, poderá solicitar ajuda, enviando mensagem eletrônica para o e-mail do periódico (revistapensar@unifor.br).

No ato da submissão o autor deve informar se há algum conflito de interesses com relação à pesquisa.

O autor deve estar ciente de que, se o artigo demandar a aprovação do comitê de ética, deverá informar o protocolo de aprovação, anexando o respectivo parecer.

Recomendamos que o texto seja previamente submetido a um revisor profissional quanto ao uso adequado da língua na qual foi escrito o artigo.

- Os artigos recebidos passam pela avaliação prévia dos editores para que seja verificada a sua pertinência à linha editorial do periódico.
- Após essa avaliação prévia, os artigos são remetidos a dois pareceristas anônimos, no mínimo, para uma avaliação qualitativa, seguindo o sistema blind peer review. O prazo para a elaboração do parecer é de 15 a 25 dias.
- Recebido o parecer, a comissão executiva o encaminha para o autor do artigo avaliado, para que tome ciência e, se for o caso, passe a decidir se atenderá às orientações sugeridas.
- O texto modificado será avaliado novamente para que se verifique a incorporação das orientações do formuladas pelo(s) parecerista(s).
- De posse dos artigos que passaram por todo o processo avaliativo, a equipe editorial fará a compilação dos artigos que comporão o número em edição, considerando ainda a pontuação atribuída pelos pareceristas, os critérios de exogenia, a participação de outras IES nacionais e estrangeiras, textos em outras línguas, conforme os critérios exigidos pelas agências oficiais que avaliam o periódico.
- Os autores são informados sobre o andamento da avaliação e terão acesso a todos os pareceres sobre seu artigo, sem identificação de autoria, no ambiente do SEER/OJS.
- Excepcionalmente, os editores da revista poderão eleger autores convidados.