Foco e Escopo

Foco e Escopo

Missão: A Pensar – Revista de Ciências Jurídicas tem como missão disseminar conhecimento jurídico novo e relevante, provindo de pesquisas científicas inéditas que estejam comprometidas e alinhadas com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional e do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza. Com foco no Direito e disciplinas afins, a revista busca fomentar discussões que influenciam não apenas o meio acadêmico, mas também impactando a sociedade em sua totalidade.

Escopo e Foco: A Pensar tem como foco contribuir para a formação dos profissionais envolvidos na área jurídica e ciências afins. Aceita para publicação artigos teóricos, teórico-empíricos, ensaios, resenhas, traduções e casos de estudo que estejam alinhados com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza, bem como do Centro de Ciências Jurídicas da Instituição, consolidadas em quatro eixos temáticos que compõem a sua linha editorial:

Direitos Humanos e Fundamentais;

Teoria Política;

Estado Democrático de Direito no Brasil:

Direito Constitucional nas Relações Privadas.

Encorajamos submissões que abordem perspectivas teóricas e metodológicas variadas e que contribuam significativamente para o avanço do conhecimento na área. São especialmente valorizados trabalhos que tratam de questões contemporâneas de relevância nacional e internacional, promovendo o debate acadêmico e influenciando a formulação de políticas públicas e práticas jurídicas.

Público-alvo: Pesquisadores, acadêmicos, profissionais do direito e estudantes interessados em uma compreensão profunda das questões jurídicas contemporâneas e em como estas interagem com a sociedade.

Requisitos: Tem como foco publicar trabalhos inéditos científicos de reconhecido interesse no campo dos Direitos Humanos e Fundamentais, Teoria Política, Estado Democrático de Direito no Brasil e Direito Constitucional nas Relações Privadas, de autoria ou coautoria de professor-doutor. Trabalhos apresentados em congressos podem ser considerados pelo Conselho Editorial, desde que sejam expandidos e aprofundados em relação ao texto originalmente apresentado. Os documentos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

Ao submeter na Pensar, os trabalhos originais devem se enquadrarem nas seguintes categorias:

Artigo Original: destina-se a divulgação de resultados de pesquisa original inédita de natureza empírica, experimental ou conceitual;

Artigo de Revisão: destina-se a avaliações críticas e ordenadas da literatura sobre um determinado tema. Os artigos desta categoria são geralmente encomendados pelos editores, a autores com comprovada experiência no assunto. Revisões não encomendadas são também aceitas, desde que expresse experiência do(s) autor(es) na área e não apenas revisão da literatura;

Resenhas: textos que possibilitem a leitura crítica e a difusão de obras de destaque lançadas recentemente no mercado editorial;

Traduções: textos que permitam a difusão em língua portuguesa de produção bibliográfica originalmente escrita em outras línguas e que apresentem grande relevância científica;

Ensaios: textos em que os autores apresentem sua contribuição original à reflexão teórica acerca dos temas mais relevantes na área de atuação da revista.