Uma Discussão sobre Relações Pessoa-Cultura em Processos Terapêutico-Educacionais nos Transtornos do Espectro do Autismo

Autores

  • Djalma Francisco Costa Lisboa de Freitas Universidade de São Paulo-USP

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i1.e9347

Palavras-chave:

construtivismo semiótico-cultural em psicologia, interação cultural, transtorno espectro do autismo, processos terapêutico-educacionais.

Resumo

Este trabalho discute o lugar de processos terapêutico-educacionais junto a pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro do autismo (TEA). O TEA é descrito como um transtorno do desenvolvimento que afeta a interação social, a comunicação, os comportamentos e o processamento sensorial da pessoa. As reflexões presentes neste trabalho partem da discussão de como os constructos teórico-metodológicos da perspectiva evolucionista e da perspectiva da psicologia cultural podem contribuir para a compreensão acerca do desenvolvimento da pessoa diagnosticada com TEA, bem como, sobre o posicionamento de responsabilidade ética nos processos terapêuticoeducacionais com essas pessoas. Destaca-se que, ao falar de compreensão e intervenção terapêutico-educacional sobre o desenvolvimento de pessoas diagnosticadas com TEA, estão implicados processos ligados a níveis filogenéticos, ontogenéticos e sociogenéticos de seleção/variação de formas pessoais e coletivas de funcionamento na relação pessoa-cultura. Conclui-se que os mecanismos semiótico-culturais – como a saúde e educação - assumem sua posição enquanto movimentos regulatórios e de responsabilidade ética sobre as pessoas diagnosticada com TEA.

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Biografia do Autor

Djalma Francisco Costa Lisboa de Freitas, Universidade de São Paulo-USP

Possui graduação em Psicologia-Habilitação e Formação de psicólogos pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2010). Mestre em Psicologia pelo departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo - Usp (2013). Doutor em Psicologia pelo departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo - Usp (2016). Membro do Laboratório de Interação Verbal e Construção do Conhecimento no departamento de psicologia experimental da Universidade de São Paulo.Atualmente é pós-doutorando no departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - Usp. Atua junto a pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) no Centro Terapêutico-Educacional Potencializar (CETEP) em Jundiaí/SP, Brasil, onde desenvolve seu trabalho em 3 frentes: 1) divulgação de conhecimento a comunidade sobre o transtorno e possibilidades de inclusão das mesmas na sociedade; 2) avaliação psicológica e neuropsicológica de desenvolvimento atípico e Transtorno do espectro do Autismo e; 3) intervenção psicológica junto a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cultural, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Analítico Comportamental atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura, Processo de Transmissão Cultural, Estudo experimental de Cultura em Psicologia, Problemas teóricos e metodológicos da psicologia, Rotas de desenvolvimento humano, Desenvolvimento Atípico e Transtornos do Espectro do Autismo. 

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Publicado

16.03.2020

Como Citar

Freitas, D. F. C. L. de. (2020). Uma Discussão sobre Relações Pessoa-Cultura em Processos Terapêutico-Educacionais nos Transtornos do Espectro do Autismo. Revista Subjetividades, 20(1), Publicado online: 16/03/2020. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i1.e9347

Edição

Seção

Estudos Teóricos