Resiliência e Adoção de Crianças com Deficiência: Estudo de Casos Múltiplos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i3.e8676

Palavras-chave:

adoção, resiliência, adversidades, deficiência

Resumo

Ainda que possa haver dificuldades ligadas ao cuidado e estigmas de pessoas com deficiência, devem-se considerar características individuais e contextuais que potencializam o desenvolvimento e a resiliência nesse contexto. O presente estudo visou explorar processos de resiliência para lidar com adversidades vivenciadas por duas famílias adotantes de filhos com deficiência. Realizou-se um total de cinco entrevistas neste estudo de casos múltiplos: duas com as mães de cada família e uma com duas profissionais da escola que uma das crianças frequentava. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram analisados a partir de análise de conteúdo e as categorias a partir dos dados emergidos das entrevistas e guiados pela perspectiva sobre resiliência, utilizada na presente pesquisa. Os resultados apontaram para a vivência de adversidades como falta de estímulos e cuidados à criança na instituição de acolhimento, dificuldades no processo de adoção, cansaço parental, dificuldades no cuidado da criança, circunstâncias individuais e fatores contextuais (por exemplo, o preconceito). Por outro lado, observaram-se diversos processos promotores de resiliência, como o vínculo e afinidade inicial com a criança, estimulação da criança, apoio de familiares e profissionais, experiência prévia com crianças com deficiência, características pessoais e contextuais. Esses processos contribuíram positivamente para o desenvolvimento e condições de saúde das crianças, bem como para a formação de vínculos afetivos. Assim, deve-se promover uma nova cultura da adoção que priorize as necessidades das crianças, compreendendo que adotar uma criança com deficiência é dar a ela a oportunidade de se superar e desenvolver o seu potencial.

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Biografia do Autor

Elisa Avellar Merçon de Vargas, University of North Carolina at Greensboro

Professora no Departamento de Desenvolvimento Humano e Estudos da Família University of North Carolina at Greensboro (UNCG) - USA. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Estudos da Família pela UNCG.

Danielly Bart do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra e Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Edinete Maria Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutorado em Psicologia pela University of North Carolina at Greensboro (UNCG) - USA. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

02.02.2022

Como Citar

Vargas, E. A. M. de ., Nascimento, D. B. do, & Rosa, E. M. (2022). Resiliência e Adoção de Crianças com Deficiência: Estudo de Casos Múltiplos. Revista Subjetividades, 21(3), e8676. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i3.e8676

Edição

Seção

Dossiê: Resiliência e Deficiência

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