Semelhanças e Especificidades entre os Estudos do Ócio e os Estudos do Lazer

Autores

  • Marcos Gonçalves Maciel Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • José Clerton Oliveira Martins Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i2.6745

Palavras-chave:

ócio, lazer, subjetividade

Resumo

As concepções teóricas dos estudos do ócio e dos estudos do lazer apresentam semelhanças e especificidades quanto à análise dos fenômenos culturais. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar essas duas perspectivas considerando suas abordagens conceituais. Para tanto, conduzimos uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão narrativa. As análises realizadas indicam que há distinções referentes aos aspectos filosófico, ontológico, epistemológico, axiológico e temporal. Todavia, apresentam similaridade em relação à subjetividade/atitude e à intervenção pedagógica. Embora singulares, ambas as áreas podem estabelecer um dialogismo para a construção de conhecimentos que compreendam os fenômenos sociais do ócio e do lazer enquanto desenvolvimento pessoal e coletivo.

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Biografia do Autor

Marcos Gonçalves Maciel, Universidade do Estado de Minas Gerais

Pós-doutorado em Ócio e Desenvolvimento Humano e Docente do Departamento de Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Docente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UEMG).

José Clerton Oliveira Martins, Universidade de Fortaleza

Pós-doutorado em Estudos de Ócio pela Universidad de Deusto/UD e Professor Titular da Universidade de Fortaleza (Unifor).

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Publicado

30.12.2018

Como Citar

Maciel, M. G., Saraiva, L. A. S., & Martins, J. C. O. (2018). Semelhanças e Especificidades entre os Estudos do Ócio e os Estudos do Lazer. Revista Subjetividades, 18(2), 13–25. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i2.6745

Edição

Seção

Estudos Teóricos

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