Psicanálise e Saúde Mental: Um Estudo sobre o Estado da Arte
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i1.6289Palavras-chave:
psicanálise, saúde mental, caps, estado da arte, produção acadêmicaResumo
O presente estudo tem por objetivo analisar o estado da arte das relações entre a Psicanálise e a saúde mental, em especial as práticas clínicas realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). São consideradas produções acadêmicas de dez (10) programas de psicologia stricto sensu brasileiros, do período de 2000 a 2014, que possuem linha de pesquisa em Psicanálise na grade curricular. Procura-se elencar e refletir sobre os efeitos dos discursos e das práticas referidas nesses espaços levando em conta as mudanças ocorridas nos campos da reforma psiquiátrica brasileira. Para tal, contou-se com 111 resumos de trabalhos selecionados a partir dos critérios estabelecidos na pesquisa. Para auxiliar na análise do conteúdo selecionado, foi empregado o software Iramuteq. A partir da análise de classificação hierárquica descendente (CHD), os resultados identificaram a presença de cinco classes distintas: (1) novo modelo de assistência; (2) a loucura em questão; (3) Psicanálise no CAPS – construção do caso clínico; (4) teoria psicanalítica e (5) o lugar do sujeito na clínica. Os resultados indicaram que, ao analisar as classes partindo da relação apresentada, é possível reunir o conteúdo em três grandes grupos interpretativos: classes 1 e 2, classes 3 e 4 e classe 5, com esse conjunto refletindo as contribuições da Psicanálise ao campo da Saúde Mental. Os achados deste estudo refletem a amplitude do que vem sendo produzido sobre essa temática e as práticas clínicas que derivam da inserção dos analistas nesse contexto, demonstrando a presença da Psicanálise no meio universitário e as contribuições feitas ao campo da saúde mental.
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