Intervenção em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental: Ênfase na Saúde Mental do Professor

Autores

  • Sandra Fogaça Rosa Ribeiro Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Diagnóstico organizacional, Saúde do trabalhador, Educação, Sofrimento psíquico, Trabalho.

Resumo

Este é um relato de experiência, que teve como objetivo realizar uma intervenção em uma escola estadual de ensino fundamental, com ênfase na saúde mental do professor. O trabalho foi desenvolvido por quatro estagiários do curso de Psicologia da Universidade Estadual Júlio de Mesquita filho, "campus" de Assis, São Paulo, durante um estágio na disciplina “Psicologia e Saúde no Trabalho”, com o acompanhamento da supervisão docente. A fundamentação teórica utilizada foi a psicodinâmica do trabalho, com contribuições da psicologia social. O método foi a observação participante, totalizando 32 horas de observação, conforme um roteiro previamente estabelecido para a realização de um diagnóstico organizacional. A intervenção foi pontual, realizada em três encontros para discussão de temas relevantes à realidade dos professores identificados no diagnóstico. Nesses encontros, foram discutidas as relações interpessoais no ambiente de trabalho e a relação entre família e escola. A análise de todo o processo apontou quatro temáticas: organização do trabalho, formação, remuneração e municipalização. Concluiu-se que a organização do trabalho prejudicava a saúde dos professores, acarretando sofrimento psíquico. A avaliação deles sobre o trabalho desenvolvido foi favorável, com solicitação de continuidade do processo, indicando que esse é um espaço promissor para intervenções da psicologia enquanto modalidade de estágio e da própria atuação mais consistente da categoria.

Downloads

Publicado

25.05.2016

Como Citar

Ribeiro, S. F. R. (2016). Intervenção em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental: Ênfase na Saúde Mental do Professor. Revista Subjetividades, 12(3-4), 905–924. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/5073

Edição

Seção

Artigos