"Das Construções de Si ao Devir Clínico”: Uma Cartografia Afectiva de Trajetórias Acadêmicas

Autores/as

  • Lucas Motta Brum Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Palabras clave:

Técnicas de si, Devir, Subjetividade, Cartografia, Esquizoanálise.

Resumen

Realizou-se uma cartografia como estratégia de pesquisa de quatro trajetórias acadêmicas em um curso de Psicologia de uma faculdade do Rio Grande do Sul, e a problematização desse tema se tornou de relevante importância, pois fez um pequeno mapeamento dos modos de subjetivações/transformações dos alunos até suas chegadas aos estágios de práticas clínicas. Para isso, foi feito um grupo de discussões, no qual foi lançada uma pergunta a fim de incitar as falas dos envolvidos. Com isso, não houve um roteiro previsto para as perguntas seguintes; elas foram sendo feitas aleatoriamente por todos os presentes no grupo, com base no que sentiam e em como eram afetados. Pretendeu-se visibilizar o percurso dos alunos pela instituição no âmbito da produção enquanto futuros profissionais da área “psi”. Investigou-se como ocorreram suas construções de si e como elas foram criadas ao longo desse trajeto. Além disso, examinou-se se o encontro com a prática clínica possibilitou mudanças subjetivas em cada acadêmico. Em nenhum momento houve o intuito de tornar as falas como um processo unânime entre os demais acadêmicos dessa instituição. Foram atos singulares vividos por cada um dos envolvidos no grupo. Como aporte teórico, utilizou-se especialmente os conhecimentos de Deleuze, Guattari e Foucault.

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Publicado

2016-05-25

Cómo citar

Brum, L. M. (2016). "Das Construções de Si ao Devir Clínico”: Uma Cartografia Afectiva de Trajetórias Acadêmicas. Revista Subjetividades, 12(3-4), 873–904. Recuperado a partir de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/5072

Número

Sección

Artigos

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