Mães doadoras: motivos e sentimentos subjacentes à doação
Palavras-chave:
Maternidade, amor materno, relação mãe-criança, mães doadoras, doação.Resumo
Este trabalho visou compreender as motivações e os sentimentos que estão subjacentes ao discurso da mãe que doa o filho, bem como as repercussões desse ato em sua vida. A pesquisa foi realizada com seis mulheres na faixa etária entre 22 e 40 anos, com escolaridade e nível sócio-econômicos baixos, que doaram, no mínimo, dois filhos. Elas responderam a uma entrevista, composta de questões que atendiam aos objetivos da pesquisa e os dados sóciodemográficos das participantes.. Constataram-se as condições de pobreza material e emocional que permeiam as vidas dessas mães, impedindo-as de terem um desenvolvimento emocional equilibrado que lhes possibilitem maternar. As motivações que as levaram a doar os filhos estão relacionadas, além do contexto de carência, à imaturidade e à falta de apoio familiar e do parceiro. Outrossim, detectou-se sentimentos de tristeza, remorso e culpa que derivam do ato da doação, a par de, racionalmente, elas acharem que fizeram o melhor pelos filhos. No que se refere às repercussões da doação na vida dessas mães, constatou-se que, mesmo tendo vislumbrado um recomeço de vida após o ato, todas mostraram marcas emocionais e somáticas, que podem estar relacionadas ao mesmo. Concluí-se que a motivação para o ato de doar um filho é contextualizada e individual, dependendo de fatores sociais, porém muito mais dos intrapsíquicos. Trata-se de um assunto complexo, necessitando, portanto, que se observem as peculiaridades de cada caso e os fatores a eles subjacentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para autores: Cada manuscrito deverá ser acompanhado de uma “Carta de submissão” assinada, onde os autores deverão declarar que o trabalho é original e inédito, se responsabilizarão pelos aspectos éticos do trabalho, assim como por sua autoria, assegurando que o material não está tramitando ou foi enviado a outro periódico ou qualquer outro tipo de publicação.
Quando da aprovação do texto, os autores mantêm os direitos autorais do trabalho e concedem à Revista Subjetividades o direito de primeira publicação do trabalho sob uma licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY), a qual permite que o trabalho seja compartilhado e adaptado com o reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores têm a possibilidade de firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada na Revista Subjetividades (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores concedem, ainda, à Revista Subjetividades uma licença não exclusiva para usar o trabalho da seguinte maneira: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Para leitores: Todo o conteúdo da Revista Subjetividades está registrado sob uma licença Creative Commons Atribuição (CC-BY) que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim) seu conteúdo, desde que seja reconhecida a autoria do trabalho e que esse foi originalmente publicado na Revista Subjetividades.