O Declínio da Função Paterna na Anorexia Feminina

Autores

  • Raoni Pereira da Silva Ramos Geraldo Universidade Nove de Julho
  • Elaine Soares Neves Lange Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.16.2.34-45

Palavras-chave:

anorexia, função paterna, psicanálise, feminilidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a falência da função paterna na constituição da anorexia feminina. A anorexia é um transtorno alimentar que se define por uma demasiada redução da massa corporal. Divulgada na mídia como uma patologia da atualidade, por meio de um breve histórico, verificou-se que, em épocas anteriores, como na Idade Média, existiram evidências de privações alimentares em mulheres. O estudo da anorexia é imprescindível para a compreensão desse tema urgente e comum na clínica atual. O principal objetivo deste trabalho foi analisar de que forma o declínio da função simbólica do pai determina a construção da anorexia na mulher. Analisou-se a dinâmica familiar da anorexia feminina por meio da relação intensa entre mãe e filha, pela ausência da função paterna e pelas consequências dessa dinâmica familiar para a sua constituição. Para compreender essa problemática foi realizado um levantamento bibliográfico por meio do referencial teórico psicanalítico, com a utilização de artigos e livros de autores contemporâneos orientados pelas teorias de Freud e Lacan.

Biografia do Autor

Raoni Pereira da Silva Ramos Geraldo, Universidade Nove de Julho

Psicólogo graduado pela Universidade Nove de Julho.

Elaine Soares Neves Lange, Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (1997) e Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2005). Experiência na área Clínica, com ênfase em Intervenções terapêuticas em nível individual, grupal e institucional. Docente do Curso de Graduação em Psicologia da UNINOVE e do CEPPS. Áreas de pesquisa e interesse: psicossomática, transtornos alimentares e obesidade, corpo e alteridade.

Downloads

Publicado

05.04.2017

Como Citar

Pereira da Silva Ramos Geraldo, R., & Lange, E. S. N. (2017). O Declínio da Função Paterna na Anorexia Feminina. Revista Subjetividades, 16(2), 34–45. https://doi.org/10.5020/23590777.16.2.34-45

Edição

Seção

Estudos Teóricos