A Criança Portadora de Sofrimento Psíquico enquanto Sujeito de Pesquisa do seu Processo de Adoecer
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.14.3.373-382Palavras-chave:
criança, sofrimento psíquico, psicanálise, teoria winnicottiana, narrativas.Resumo
Esta pesquisa visou à compreensão da criança enquanto sujeito de pesquisa e agente do seu processo de adoecer. O sofrimento psíquico foi analisado à luz da psicanálise winnitottiana, através da Teoria do Amadurecimento Humano, a partir da qual foi discutida a importância do suporte familiar e do meio saudável para um desenvolvimento emocional que tenda à integração do indivíduo, sendo o sofrimento psíquico da criança gerado pela falha dessa estrutura. Os sujeitos foram dez crianças de 7 a 11 anos. O local escolhido corresponde ao primeiro CAPS infantil do estado do Ceará, que atende ao público infanto-juvenil de 67 bairros do município de Fortaleza. Foram feitas anotações dos diários de campo, entrevistas semiestruturadas com as crianças colaboradoras e levantamento documental dos prontuários, no período de agosto a dezembro de 2011. Os resultados encontrados apontam para a propriedade que as crianças têm de reconhecer e expressas suas formas diversas de vivenciarem o sofrimento psíquico: agressividade, mudanças de humor, queixas de ansiedade, dificuldades escolares, dificuldade de aceitação da realidade, estigma, violência doméstica e sexual. A relevância deste trabalho encontra-se na compreensão do sofrimento psíquico pela ótica de quem o vivencia, e na contribuição para com pesquisas futuras, pois há na literatura pouco material sobre o sofrimento psíquico da criança e que respeite o seu discurso. A importância também é dada pelo conhecimento fornecido, que pode facilitar a reorientação de melhores práticas profissionais e de políticas públicas voltadas para a saúde mental infantil.Downloads
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