A formulação do objeto a a partir da teorização lacaniana acerca da angústia

Autores

  • Daniela Teixeira Dutra Viola
  • Ângela Maria Resende Vorcaro

Resumo

O presente artigo examina um recorte do percurso teórico de Lacan sobre o afeto da angústia. Nas obras analisadas, Lacan examina as principais hipóteses freudianas a respeito do surgimento da angústia e sua relação com um objeto, buscando esclarecer as lacunas e os impasses deixados por essas hipóteses. Essa releitura é de grande importância, visto que é a partir dela que Lacan constrói sua própria teoria acerca da angústia, teoria que se mostra essencial para a abordagem de questões de grande importância na psicanálise, como o problema do desejo e da constituição do sujeito. No entanto, é na formulação do conceito de objeto a que essa teorização demonstra ser o ponto nodal. Em vista disso, propõe-se a evidenciar elementos dessa teorização que permitam compreender como ela abre caminho para a concepção de objeto a e para toda a revisão que se dá sobre o estatuto do objeto. Para tanto, recorre-se a dois momentos da obra de Lacan – o seminário oito, A transferência (1960-1961), e o seminário 10, A angústia (1962-1963). Do seminário oito, é apresentado um capítulo que trata da relação da angústia com o desejo. No seminário 10, por sua vez, investiga-se os caminhos que o autor percorre para extrair o conceito singular de objeto a e para formular o estatuto desse objeto, estatuto que o estabelece como um conceito de fundamental importância para a práxis psicanalítica de orientação lacaniana. Palavras-chave: psicanálise; angústia; objeto a; sujeito; desejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Teixeira Dutra Viola

Psicanalista, psicóloga graduada pela UFMG, especialista em Teoria Psicanalítica e mestranda em Psicologia na área de concentração Estudos Psicanalíticos pela UFMG.

Ângela Maria Resende Vorcaro

Professora adjunta do departamento de psicologia UFMG. Graduada em psicologia pela PUC (MG), é mestre e doutora em Psicologia pela PUC (SP). É também membro do corpo editorial da revista Estilo da clínica (USP).

Downloads

Publicado

03.09.2009

Como Citar

Teixeira Dutra Viola, D., & Maria Resende Vorcaro, Ângela. (2009). A formulação do objeto a a partir da teorização lacaniana acerca da angústia. Revista Subjetividades, 9(3), 867–903. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1666

Edição

Seção

Artigos