Desqualificação e qualificação social: uma análise teórico conceitual

Autores

  • Alex Pizzio

Resumo

Resumo Os debates em torno da exclusão e da sua relação com a pobreza têm assumido lugar comum seja no discurso político, na mídia em geral ou no meio acadêmico. Neste trabalho, apresentamos uma abordagem acerca de questões relativas às situações de pobreza e as conseqüências advindas da vivência continuada dessa condição por uma parcela significativa de trabalhadores. Contudo, como se verificará adiante, meu enfoque se centrará na dinâmica da desqualificação e da qualificação social e não nos conceitos de exclusão/inclusão amplamente utilizados na atualidade. Entre os motivos que sustentam a idéia de realizarmos uma abordagem centrada nesses conceitos, podemos destacar: que a revisão do processo de desqualificação social surge como importante elemento analítico, pois pode ajudar a compreender como as estruturas sociais se impõem aos indivíduos com poder constitutivo, forjando modos de subjetivação e atuando sobre a base psicossocial desses indivíduos. Palavras-chave: desqualificação social, qualificação social, pobreza, estigma, exclusão, inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Pizzio

Professor Titular de Sociologia na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Doutorando em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos).

Downloads

Publicado

29.04.2009

Como Citar

Pizzio, A. (2009). Desqualificação e qualificação social: uma análise teórico conceitual. Revista Subjetividades, 9(1), 209–232. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1620

Edição

Seção

Artigos