As metamorfoses do espelho do rosto materno na constituição do self da criança*

Autores/as

  • Giselle César Vieira Diniz

Resumen

Depois de situar brevemente o tema do espelho do rosto materno no contexto do que Winnicott escreve sobre o desenvolvimento afetivo da criança e Lacan sobre o estádio do espelho na constituição do eu, o artigo tem como objetivo refletir sobre as principais metamorfoses do espelho do rosto materno na formação do self, analisando sucessivamente suas vicissitudes como espelho mágico, espelho-vidro e espelho verdadeiro e suas implicações teóricas no processo da formação do falso e do verdadeiro self da criança. Palavras-chave: fase do espelho, rosto materno, falso e verdadeiro self.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giselle César Vieira Diniz

Psicóloga clínica, coordenadora da Faculdade Boa Viagem, Mestre em Psicologia clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, Membro participante do Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise da Universidade Católica de Pernambuco.

Publicado

2006-06-26

Cómo citar

Vieira Diniz, G. C. (2006). As metamorfoses do espelho do rosto materno na constituição do self da criança*. Revista Subjetividades, 6(1), 125–142. Recuperado a partir de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1543

Número

Sección

Artigos