Evidência Científica e Autismo: Uma bolha de certeza
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i3.e14809Palavras-chave:
Autismo, Psicanálise, evidência científicaResumo
O texto faz a resenha do livro Evidencia Científica y Autismo: Una Burbuja de Certidumbre, que oferece uma análise crítica do discurso científico contemporâneo em relação à pesquisa do autismo, com ênfase na busca por marcadores biológicos, neurológicos e genéticos. O autor, o psicanalista Iván Ruiz, membro da Escuela Lacaniana de Psicoanálisis, em Barcelona, Espanha, reuniu contribuições de psicanalistas, psiquiatras e psicólogos da Espanha, França e Bélgica para proporcionar uma perspectiva multifacetada sobre o estado atual da investigação científica no campo do autismo.
Downloads
Referências
Aflalo, A., Almudévar, M., Ansermet, F., Giacobino, A., Grollier, M., Maleval, J.-C., Maximov, A. & Ruiz, I. (Ed.). (2020). Evidencia científica y autismo: Una burbuja de certidumbre. Gredos.
Aflalo, A. (2020). Autismo: Nuevos espectros. Nuevos Mercados. In I. Ruiz (Ed.), Evidencia científica y autismo: Una burbuja de certidumbre (Cap. 1, pp. 20-97). Gredos.
Almudévar, M. (2020). Autismo, conductismo y conduautismo. In I. Ruiz (Ed.), Evidencia científica y autismo: Una burbuja de certidumbre (pp. 187-214). Gredos.
American Psychiatric Association. (2024). APA’s Vision, Mission, Values, and Goals. https://www.psychiatry.org/about-apa/vision-mission-values-goals
Ansermet, F., & Giacobino, A. (2013). Autismo: A cada um seu genoma. KBR.
Ansermet, F., & Giacobino, A. (2020). Autismo: A cada uno su genoma. In I. Ruiz (Ed.), Evidencia científica y autismo: Una burbuja de certidumbre (Cap. 2, pp. 98-149). Gredos.
Maleval, J.-C. (2020). El condicionamento feroz del método ABA. In I. Ruiz (Ed.), Evidencia científica y autismo: Una burbuja de certidumbre (Cap. 3, pp. 150-155). Gredos.
Maximov, A. (2020). Evidencia cientifíca, psicoanálisis y autismo. In I. Ruiz (Ed.), Evidencia científica y autismo: Una burbuja de certidumbre (Cap. 4, pp. 177-186). Gredos.
Miller, J.-A. (2002). Intuiciones Milanesas II. Cuadernos de Psicoanálisis, 29 (p.32). ICF.
Ruiz, I. (2020a). Evidencia científica y autismo: Una burbuja de certidumbre (Prólogo, pp. 5-19). Gredos.
Ruiz, I. (2020b). Evidencia científica y autismo: Una burbuja de certidumbre (pp. 170-176). Gredos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Subjetividades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Para autores: Cada manuscrito deverá ser acompanhado de uma “Carta de submissão” assinada, onde os autores deverão declarar que o trabalho é original e inédito, se responsabilizarão pelos aspectos éticos do trabalho, assim como por sua autoria, assegurando que o material não está tramitando ou foi enviado a outro periódico ou qualquer outro tipo de publicação.
Quando da aprovação do texto, os autores mantêm os direitos autorais do trabalho e concedem à Revista Subjetividades o direito de primeira publicação do trabalho sob uma licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY), a qual permite que o trabalho seja compartilhado e adaptado com o reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores têm a possibilidade de firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada na Revista Subjetividades (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores concedem, ainda, à Revista Subjetividades uma licença não exclusiva para usar o trabalho da seguinte maneira: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Para leitores: Todo o conteúdo da Revista Subjetividades está registrado sob uma licença Creative Commons Atribuição (CC-BY) que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim) seu conteúdo, desde que seja reconhecida a autoria do trabalho e que esse foi originalmente publicado na Revista Subjetividades.