O digital como um novo discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i1.e12826

Palavras-chave:

saber, discurso, cultura digital, discurso capitalista, algoritmo digital

Resumo

O presente trabalho decorre de hipótese de que a partir das mudanças culturais introduzidas pelos processos de digitalização da informação, tornou-se possível observarmos, na sociedade contemporânea, uma mutação no estatuto do saber, o que teve efeitos para a própria subjetividade. Partindo do matema do discurso do capitalista proposto por Jacques Lacan, assinalamos os elementos que caracterizam o novo padrão discursivo em curso na cultura digital em função de sua dinâmica animada pela lógica dos números, a ser nomeado como discurso digital. Buscaremos apontar em que medida é a mudança de estatuto do saber que nos permite inferir esta nova dinâmica discursiva. Assim, será feito um delineamento do que seja a cultura digital, indicada como efeito do novo formato assumido pelo capitalismo. Na sequência, serão traçadas as perspectivas assumidas pela noção de saber no âmbito do discurso capitalista. Finalmente, serão consideradas as mutações sofridas pela sociedade contemporânea com a entrada em cena da informação digitalizada e, mais especificamente do algoritmo digital, de modo a propor a emergência do discurso digital como sendo a mais recente versão do discurso capitalista. A partir de tais premissas, cabe indagar se estaríamos ainda diante do discurso do capitalista ou, de fato, de um novo discurso em que os elementos do laço social recebessem rearranjo inédito, isto é, um sexto discurso, nomeadamente, discurso digital.

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Biografia do Autor

Márcio Rimet Nobre, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Psicologia, na área de Estudos Psicanalíicos, pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG.

Nádia Láguárdia de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais - Brasil

Pós-Doutora em Psicanálise (UFRJ). Doutora e Mestre em Educação (UFMG). Psicóloga (UFMG). Prof. do Departamento de Psicologia e PPG Psicologia da UFMG na área de Estudos Psicanalíticos.

Gilson de Paulo Moreira Iannini, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutor (USP) e Mestre (UFMG) em Filosofia. Master em Psychanalyse: Concepts et Clinique (Université Paris VIII). Psicólogo (UFMG). Prof. do Departamento de Psicologia e PPG Psicologia da UFMG na área de Estudos Psicanalíticos.

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Publicado

31.01.2024

Como Citar

Nobre, M. R., Lima, N. L. de, & Iannini, G. de P. M. (2024). O digital como um novo discurso. Revista Subjetividades, 24(1), 1–14. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i1.e12826

Edição

Seção

Estudos Teóricos