Evidências de Validade do Purpose in Life Test entre Adolescentes Escolares do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i1.e12728Palavras-chave:
adolescentes , logoterapia , significado , validade do teste , precisão do testeResumo
O presente estudo teve por objetivo avaliar as evidências de validade do Purpose in Life Test Revisado (PIL-Test R) para a população de adolescentes escolares brasileiros. Participaram do estudo 748 estudantes de 13 a 19 anos. Foram utilizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória que indicaram modelos com índices de ajustes adequados e coeficientes satisfatórios para o modelo final, composto por 16 itens e dois fatores (α = 0,80; ωt = 0,93) com oito itens em cada fator: vazio existencial (α = 0,77; ωt = 0,91) e significado de vida (α = 0,69; ωt = 0,81). A escala apresentou correlação negativa significativa com o Questionário de Saúde Geral (r = -0,46, p ≤ 0,01), dado que médias inferiores indicam melhor bem-estar psicológico, e positiva com a Escala de Satisfação com a Vida, em termos dos domínios da vida (r = 0,42, p ≤ 0,01) e do item de satisfação com a vida em geral (r = 0,40, p ≤ 0,01). Os resultados revelam que o PIL-Test R é adequado para a avaliação do propósito de vida entre adolescentes.
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