Festa e ritual, conceitos esquecidos nas organizações

Autores

  • José Clerton de Oliveira Martins

Resumo

O mundo das organizações vem se constituindo num universo para compreensão e análise da complexidade do homem. Neste contexto, resgata-se muito do que se perdeu na evolução do trabalho. Ao tentar compreender o homem, o que o estimula, motiva, realiza, faz-se necessário o resgate de conceitos inerentes a essa complexidade. Neste estudo, refletimos o fenômeno festa e ritual, como importantes no desenvolver da tarefa e ao contexto da socialização e significação do tempo de trabalho para quem oexecuta. Tal estudo teve como base uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo etnográfica, realizada com um grupo de condutores. O estudo comprova a introdução de rituais festivos, na rotina instituída que, ao fim, se constituem em elementos de significação do trabalho rotineiro para os que o executam. Palavras-chave: trabalho, festa, ritual, tempo de trabalho, tempo de festa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Clerton de Oliveira Martins

Professor, Doutor em Psicologia/ Recursos Humanos e Organizações pela Universidade de Barcelona., Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará e Gerencia de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

01.06.2002

Como Citar

Martins, J. C. de O. (2002). Festa e ritual, conceitos esquecidos nas organizações. Revista Subjetividades, 2(1), 118–128. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1146

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)